
Novas regras para entrada de computadores,
celulares, ipods e outros aparelhos com
capacidade de armazenar dados.

Uma decisão da Corte Federal dos Estados Unidos deu as autoridades Alfandegárias o direito de analisar e mesmo de copiar as informações armazenadas de computadores portáteis de todos que cruzam as fronteiras do país.
Com a nova lei, fotos, textos, e-mails, planilhas e todo tipo de documento gravado nos hard-drives de laptops e outros gadgets - como telefones celulares, blackberries e iPods, capazes de armazenar dados perderam o caráter pessoal.
O conteúdo de computadores portáteis agora é tratado como bagagem. Poderá ser vasculhada nos aeroportos e portos do país norte-americano em guerra.
Mesmo sem prova de que qualquer delito esteja sendo praticado pelo viajante, os oficiais de aduana têm respaldo legal para confiscar os equipamentos e nunca mais devolve-los.
Diante disso, antes de embarcar para os Estados Unidos levando qualquer equipamento que possua memória, é bom fazer um backup dos dados armazenados. Apague todo o conteúdo pessoal ou sigiloso. Esteja preparado para até mesmo ter sua propriedade confiscada sem muitas explicações.
Consultar sempre o site do Departamento de Polícia Federal para verificar as atualizações e alterações e verificar outras informações. |

Procedimentos de entrada/ Estados Unidos

O Governo Americano divulgou neste domingo a Emergency Amendment (EA) n.º 1546-09-01D, agora definitivo e sem data de expiração, a qual atualizou as medidas de segurança que deverão ser implementadas nos voos para os EUA, antes do ingresso dos passageiros na aeronave.
De acordo com a versão final desta EA, a empresa aérea deverá realizar uma inspeção aleatória (abrangendo a maioria dos passageiros e constante) no portão de embarque das bagagens de mão e sapato dos passageiros, além do procedimento de inspeção com a utilização de bastões detectores de metais também de forma aleatória. Deverá ser assegurado ainda que líquidos, aerosol e géis serão transportados de acordo com as regras de limitação.
Conforme novas diretrizes do TSA - Transportation Security Administration, informamos que 100% dos passageiros que se enquadrarem em um ou mais critérios listados abaixo, incluindo àqueles listados na watch list (No-Fly e Selectee Lists), deverão ser submetidos à inspeção citada acima:
• Os passageiros que adquirirem seus bilhetes aéreos no
mesmo dia de sua viagem;
• Os passageiros que apresentarem passaportes emitidos
ou que incluam no seu itinerário os países: Afeganistão,
Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia
Saudita, Somália, Iémen, Cuba, Irã, Sudão e Síria;
• Os passageiros que apresentarem nervosismo incomum ou
medo no ato da entrevista;
• Os passageiros que não estão aptos a falar o idioma do
país, qual o passaporte foi emitido;
• Os passageiros que demonstrem um interesse excepcional
nos procedimentos de segurança;
• Os passageiros com quantidade de bagagem incompatível
com o roteiro de viagem. |